sábado, 20 de novembro de 2010

Conhecendo o corpo: Amarelinha

Objetivos

Ao final da seqüência de atividades as crianças deverão ser capazes de:

  • reconhecer a existência de regras nas brincadeiras vivenciada
  • obedecer as regras com o auxílio do professor
  • realizar os movimentos básicos de arremessar, saltar com um e dois pés, girar e equilibrar-se.
  • projetar e construir seqüências de movimentos levando em conta os seus limites corporais e os dos colegas.
  • perceber os efeitos da atividade física no ritmo de frequência cardíaca, notadamente nas atividades em velocidade.

Desenvolvimento:

Desenhe na lousa o percurso da amarelinha tradicional, com casas simples e duplas, numeradas de 1 a 10, ou de 1 a 7, separando as casas Inferno (início) e Céu (final).



Explique as regras da brincadeira e o procedimento de alternância de jogadores que, em síntese, são os seguintes:

O jogador posicionado na casa inferno joga uma pedrinha na casa de número 1 e inicia uma seqüência de saltos alternados com um pé nas casas simples e dois pés nas casas duplas até a casa céu.

Em seguida, retorna percorrendo a seqüência de trás para frente, e ao chegar na casa dupla 2 e 3, deve recolher a pedrinha que está na casa 1 e saltar sobre ela e sobre a casa inferno.

Se completar essa seqüência de saltos com êxito, joga a pedrinha novamente, agora na casa 2, e realiza a seqüência de saltos da mesma forma da rodada anterior.

No trajeto de ida e de volta, o jogador deve pisar dentro das casas sem tocar em nenhuma linha. Caso isso aconteça, passa a vez para o jogador seguinte e, quando chegar novamente a sua vez, retoma a sequência da casa em que acertou pela última vez.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário